Muitas pessoas não sabem, mas a psicologia, em si, é uma ciência muito diversa, com várias áreas de estudo e atuação. No caso da psicologia clínica, são muitas abordagens e teorias que vão se propondo a dar conta de algo complexo e fascinante: a experiência humana. Apesar dessa diversidade, podemos dizer que a psicoterapia irá se propor, de uma maneira geral, a ajudar o paciente a melhorar seu autoconhecimento e autopercepção para que possa, então, melhorar sua qualidade de vida.
Mas afinal, o que é autoconhecimento? Pode não parecer, mas autoconhecimento é algo bastante amplo e um processo contínuo. O objetivo principal é que você possa identificar seus pontos fortes, fracos, dores, prazeres, desejos, dificuldades e etc. No processo da terapia podemos não só reconhecer esses pontos, mas entender, através da nossa história de vida, como eles foram se constituindo e quais as melhores formas de lidar com eles. Identificar nossos padrões de comportamento, pensamento e sentimento é o primeiro passo para conseguirmos nos compreender melhor e desenvolver boa capacidade de adaptação e ajuste às situações diversas e adversas da vida.
Existem muitas formas de você encontrar um psicoterapeuta para te acompanhar, desde sites que disponibilizam agendamentos online até indicações de amigos, familiares e médicos. Para o processo de psicoterapia acontecer, é importante que o paciente se sinta confortável, acolhido e confiante com o seu terapeuta, para que ele consiga compartilhar informações que muitas vezes são difíceis de serem compartilhadas. Não é incomum que um psicólogo seja ideal para uma pessoa e para outra não. Não sinta medo de buscar outro profissional caso não se sinta confiante com o psicoterapeuta que o atendeu. Também não podemos perder de vista que existem casos que podem exigir um acompanhamento de um profissional com alguma qualificação específica.